A Física dos Motores Automotivos: A relação entre Velocidade Angular, Torque e Potência.
A Física dos Motores Automotivos: A relação entre Velocidade Angular, Torque e Potência.
Neste post, exploraremos a intrínseca relação entre velocidade angular, torque e potência, e como eles determinam o desempenho dos motores automotivos. Iniciaremos definindo cada uma dessas grandezas, esclarecendo seus significados e unidades de medida, para então analisar como se manifestam no cotidiano, especialmente no funcionamento dos motores automotivos.
Utilizando uma abordagem simplificada e focada nos aspectos físicos, veremos como essas características variam entre diferentes tipos de veículos: carros esportivos, que alcançam altas rotações para extrair máxima potência; carros urbanos, que buscam um equilíbrio entre desempenho e eficiência para a condução diária; e veículos de carga, que se destacam pelo elevado torque necessário para transportar grandes cargas.
Velocidade Angular ($\omega$)
A unidade de medida da velocidade angular no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o radiano por segundo ($\displaystyle \frac{rad}{s}$), mas no contexto automobilístico, a unidade mais utilizada é a rotação por minuto ($rpm$), que indica quantas voltas completas são executadas em 1 minuto.
Torque ($\tau$)
Assim como a velocidade angular é análoga à velocidade linear nos movimentos de translação, o torque é análogo à força nos movimentos de rotação. O torque indica o esforço necessário para que uma força ($\bf{F}$), aplicada em determinado ponto com posição $\bf{r}$ em relação a posição do eixo de rotação, provoque uma rotação. Vale destacar que o ângulo ($\phi$) entre o vetor força e o vetor posição do ponto de aplicação da força é fundamental para existência de torque. Isto é, as forças ou componentes de forças que são paralelas, têm a mesma direção, ao vetor posição do ponto de aplicação não produzem torque. Assim, podemos expressar o torque em termos do módulo do vetor força ($F$), a distância do ponto de aplicação em relação a posição do eixo, módulo do vetor posição, ($r$) e o ângulo entre esses vetores ($\phi$):
$$\tau = F \cdot r \cdot sen (\phi)$$
Potência
A potência é uma grandeza que expressa a taxa de transferência de energia ou, de forma equivalente, a quantidade de trabalho realizado por uma força em um determinado intervalo de tempo. Em sistemas de movimento rotacional, a potência pode ser definida como o produto do torque ($\tau$) pela velocidade angular ($\omega$), ou seja:
Nesta equação, a velocidade angular é medida em radianos por segundo ($\displaystyle \frac{rad}{s}$) e o torque, no Sistema Internacional, em Newton-metro ($N \cdot m$). Vale ressaltar que, embora a unidade de potência no SI seja o Watt ($W$), no contexto automobilístico é comum utilizar o cavalo-vapor ($cv$) para caracterizar o desempenho dos motores. Assim, considerando que $1$ $cv$ = $735,5$ $W$, podemos usar a seguinte relação para a potência em unidades de cavalo-vapor:
$$P =\frac{\tau \cdot \omega}{735,5}$$
Física no cotidiano
No dia a dia, podemos nos deparar com vários tipos de veículos movidos por motores à combustão. Embora um olhar leigo não perceba, esses veículos não se diferenciam apenas nos aspectos estéticos; os motores possuem propriedades específicas de acordo com a necessidade de cada veículo. Um carro esportivo é caracterizado pela sua capacidade de atingir altas velocidades; um carro urbano precisa de maior consistência para movimentos no trânsito, que exigem acelerações e desacelerações contínuas; já um caminhão ou veículo de carga deve ser capaz de transportar grandes quantidades de massa por longas distâncias.
Assim, para cada necessidade, existe uma relação indissociável entre a velocidade angular, o torque e a potência. A seguir, discutiremos essa relação para cada situação. Mas, antes, vamos analisar onde encontrar cada uma dessas grandezas produzidas pelo motor automotivo.
O motor à combustão
![]() |
Motor de combustão interna. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/funcionamento-motor-combustao-interna.htm>. |
De uma maneira muito simplificada, o funcionamento de um motor à combustão ocorre quando há uma reação química entre o combustível e o comburente (geralmente o oxigênio), a qual é iniciada ou sustentada pelo calor. Essa reação libera energia, que é transferida por meio de um complexo sistema mecânico para as rodas, provocando o movimento do veículo. Ou seja, há uma transformação da energia química em energia cinética.
Assim, conforme vimos na definição de potência, nesse contexto, podemos perceber que ela representa a capacidade do motor de converter rapidamente energia química em energia útil, isto é, em movimento. Assim, quanto mais energia química o motor conseguir converter em energia cinética em um mesmo intervalo de tempo, mais potente ele será.
Por sua vez, o torque, de forma simplificada, é a capacidade do motor de rotacionar o virabrequim, um componente do veículo que provoca o rolamento das rodas; quanto maior o torque, mais facilmente o carro se movimentará. Já a velocidade angular é simplesmente a velocidade de rotação do virabrequim. Vale ressaltar que a relação entre o torque e velocidade angular não é linear, ou seja, a velocidade angular não aumenta proporcionalmente ao torque, nem o contrário.
Carros esportivos
Carros urbanos
![]() |
Motor Renault Logan Expression. Disponível em: <https://autoentusiastas.com.br/2017/06/renault-logan-authentique-10-l-3-cil-no-uso/>. |
Veículos de cargas
![]() |
Motor Volvo FH 460 I-Save. Disponível em: < https://www.commercialmotor.com/knowledge-hub/article/volvo-fh-460-i-save-6x2-truck-review>. |
Bibliografia e sugestões de leitura e vídeos
COMPRECARTV. Potência ou Torque? Explicação simplificada. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aAM8383XQfM>.
CHAUDHARY, U. Braking distance formula & my experience on the skid pad. Team-BHP.com, 25 jul. 2022.
FÍSICA COM DOUGLAS. Motores de carro: diferença e relação entre torque e potência. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=e5R3SdJk0Zc>.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 1, Mecânica. São Paulo, Brasil: Blucher, 2018.
RODAS, Q. Qual a diferença entre a potência e o torque no desempenho do carro. Disponível em: <https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/qual-a-diferenca-entre-a-potencia-e-o-torque-de-um-motor>.
Comentários
Postar um comentário