Tubo de Pitot e a Equação de Bernoulli: Como Medir a Velocidade de um Fluido?

Tubo de Pitot e a Equação de Bernoulli: Como Medir a Velocidade de um Fluido?

Você já se perguntou como um avião consegue medir sua velocidade no ar? Para isso, ele utiliza um dispositivo fundamental da mecânica dos fluidos: o tubo de Pitot. Esse instrumento, baseado na equação de Bernoulli, permite determinar a velocidade de um fluido a partir da diferença de pressão entre dois pontos.

A equação de Bernoulli descreve a conservação de energia em um fluido em movimento e é muito aplicada em diversas áreas. No caso do tubo de Pitot, em determinadas condições, essa equação possibilita calcular com precisão a velocidade do ar ao redor de uma aeronave, por exemplo.

Neste post, exploraremos como a equação de Bernoulli é aplicada no tubo de Pitot, explicando seu funcionamento e demonstrando sua importância com um exemplo prático.


 A Equação de Bernoulli e o Princípio da Conservação de Energia

A equação de Bernoulli é uma aplicação direta do princípio da conservação de energia para fluidos em escoamento laminar. Sua forma geral é:

$$P + \frac{1}{2}\rho v^2 + \rho g y = \text{constante}$$P + \frac{1}{2} \rho v^2 + \rho g y = \text{constante}

Onde:

  • $P = \text{Pressão}$.
  • $\rho = \text{Densidade do fluido}$.
  • $v = \text{Velocidade do fluido}$.
  • $g = \text{Acelerção da gravidade}$.
  • $y = \text{Altura}$.

Ela mostra que a soma da pressão, da energia cinética e da energia potencial por unidade de volume se mantém constante ao longo do fluxo, desde que não haja dissipação de energia.

No tubo de Pitot, o fluido se move horizontalmente, sem variações significativas de altura. Assim, o termo gravitacional $\rho g y$ pode ser desprezado ($y = 0$) simplificando a equação para:

$$P + \frac{1}{2}\rho v^2  = \text{constante}$$P + \frac{1}{2} \rho v^2 = \text{constante}

Essa simplificação permite determinar a velocidade do fluido a partir da diferença de pressão entre dois pontos, a base do funcionamento do tubo de Pitot. Nos próximos tópicos, veremos como essa equação é aplicada na prática.

 Aplicação da Equação de Bernoulli no Tubo de Pitot



Figura 1: Tubo de Pitot. Halliday; Resnick; Walker, Fundamentos de Física , vol. 2, 8ª edição, 2009, p. 84.


Observação: Clique nos nomes "tubo de Pitot" para visualizar outros modelos ilustrativos.

O tubo de Pitot foi criado por Henri Pitot em 1732 para medir a velocidade de fluxo de fluidos. Ele funciona como medidor de pressão diferencial, ou seja, mede duas pressões: a pressão estática ($P_e$) e a pressão total ($P_t$) (ou de estagnação). De uma maneira geral, um tubo de Pitot é formado por um compartimento onde é medido a pressão estática, outro para medida da pressão total com a abertura voltada diretamente para o fluxo e um equipamento conectado aos dois capaz de mostrar a diferença de pressão entre eles, permitindo a determinação da velocidade do fluxo.

A pressão estática ($P_e$) é a pressão do fluido em repouso ao redor do tubo, sendo medida perpendicularmente ao fluxo. Na figura 1, os furos marcados com a letra $\bf{B}$ permitem a entrada de ar, garantindo que a pressão dentro do tubo seja igual à pressão estática do ar externo.

Já a pressão total ($P_t$) é a soma da pressão estática e da pressão dinâmica ($P_d$). Ela é medida no ponto onde o fluxo atinge a abertura do tubo de Pitot, indicado na figura 1 pelo ponto $\bf{A}$. Para medir essa pressão de impacto, a maioria dos tubos de Pitot usa um tubo pequeno, frequentemente em forma de L. A partir da pressão dinâmica, que é a diferença entre a pressão total e a estática, é possível determinar a velocidade do fluxo. No modelo da figura 1, o tubo em formato de U com um líquido de densidade $\rho$ (manômetro) é responsável por medir a diferença entre a pressão estática e a pressão total.

Vejamos agora como a equação de Bernoulli pode ser aplicada para demonstrar o funcionamento do modelo de tubo de Pitot apresentado na figura 1.

Analisando um ponto qualquer fora do tubo de Pitot, e considerando que o fluido se move horizontalmente, ou seja, $\Delta y = 0$, e sabendo que no ponto de impacto, ponto A, a velocidade do fluxo é igual a zero, podemos expressar a equação de Bernoulli da seguinte forma:

$$P_t  = P_e + \frac{1}{2}\rho_{ar} v^2$$.

Onde: 

  • $P_t \text{é a pressão no ponto} \bf{A}$.
  • $P_e \text{ é a pressão estática do ar (pressão medida em}$ $\bf{B}$).
  • $v \text{é a velocidade do ar}$.

Isolando a velocidade ($v$), obtemos: 

$$ v = \sqrt{\frac{2 (P_t - P_e)}{\rho_{ar}}} $$

que é a expressão geral da velocidade em relação à pressão dinâmica ($P_d = P_t - P_e$).

No contexto da figura 1, podemos determinar a pressão dinâmica em função da diferença de nível ($h$) do líquido de densidade ($\rho$) no tubo com formato de U (Manômetro). Vejamos: 

A conexão da esquerda do manômetro está ligada ao furo no ponto $\bf{A}$ com pressão total ($P_t$), já a conexão da direita está ligada ao compartimento com pressão estática $P_e$. Considerando isso e pelo princípio de Stevin, temos: 

$$ P_t = P_e + \rho g h$$

 daí, 
$$ P_t - P_e = \rho g h $$

Substituindo na equação da velocidade, obtemos: 
$$ v = \sqrt{\frac{2 ( \rho g h )}{\rho_{ar}}}$$

Física no cotidiano

Suponha que o tubo apresentado na figura 1 contém álcool e que a diferença de nível $h$ é de $26,0$ $cm$. Qual é a velocidade do avião em relação ao ar? A massa específica do ar é $1,03$ $kg/m^3 $e a do álcool é $810$ $kg/m^3$. (Halliday; Resnick; Walker, 2009, p.84)

Para resolver o problema proposto, basta aplicar os valores fornecidos na equação da velocidade, lembrando de converter todas as unidades para o sistema internacional (SI). Vejamos: 

$$ v = \sqrt{\frac{2 ( 810 \cdot 9,81 \cdot 2,6 \cdot 10^{-1} )}{1,03 }}$$

obtemos $v = 63,33$ $m/s$ ou $v \approx 228$ $km/h$.

A equação de Bernoulli aplicada ao tubo de Pitot permitiu calcular que a velocidade do avião em relação ao ar é aproximadamente 228 km/h. Esse tipo de medição é essencial para o funcionamento dos instrumentos de navegação aérea, garantindo um voo eficiente e tranquilo.

Vimos que o tubo de Pitot é um exemplo prático da aplicação da equação de Bernoulli na medição da velocidade de um fluido. Sua importância é destacada em diversas áreas, como na aviação, onde é essencial para determinar a velocidade das aeronaves, além de ser utilizado em várias outras aplicações que envolvem o estudo e controle de fluxos de fluidos.

Bibliografia e sugestões de leitura

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. 8ª ed. Rio De Janeiro: Ltc, 2009. v. 2

AMBIENTAL, E. et al. Projeto de Física II Tubo de Pitot. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.sorocaba.unesp.br/Home/Extensao/Engenhocas/projeto-tubo-de-pitot.pdf>.


Agência Nacional de Aviação Civil. Disponível em: <https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por_ing/tr1751.htm>.


BENSON, T. Pitot Tube. Disponível em: <https://www.grc.nasa.gov/WWW/k-12/VirtualAero/BottleRocket/airplane/pitot.html>.

Pitot Tube - Definition, Construction, Working, FAQs. Disponível em: <https://byjus.com/physics/pitot-tube/>.

VIEIRA, W. O que é e para que serve o tubo de Pitot? - WHL Engenharia. Disponível em: <https://whlengenharia.com.br/tubo-de-pitot/>. 

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